quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Biologia dos relacionamentos for dummies

Um comentário aqui no blog me abriu os olhos para todos os anos que passei desenhando células gigantes no caderno e escutando a fascinante vida das mitocôndrias, que eu estou simplesmente jogando fora ao deixar pra trás o ciclo básico da faculdade de medicina e ingressar numa parte cliníca (que eu espero que seja bem mais sangrenta). Esse conhecimento pode ser reaproveitado sim, porém, como eu nunca fui uma aluna perfeita não vou me meter a dar aula de biologia pra ninguém, vou apenas aplicar alguns conceitos perdidos por ai à vida social, porque, acreditem meus caros leitores, a biologia está infestada de material para piadocas e trocadilhos incríveis. As pessoas só precisam freiar essa aversão ao conhecimento que ai as piadas nerds poderão fluir livremente.
Hoje o negócio vai ser sobre os macrófagos. Escolhi os macrófagos não só porque acho que o dia-a-dia deles deve ser muito emocionante, mas porque é uma das células para a qual eu tenho uma analogia com o ser humano ---> o homem-macrófago.
O homem-macrófago à primeira vista é um sujeito muito pacato, assim como os monócitos, que são as células precursoras dos macrófagos, que circulam no sangue tranquilonas, sem maturidade pra sequer pensar em atacar alguém, quer dizer, uma bactéria. O homem-macrófago é aquele que te pega com um papo leve, que te conta umas histórias bobas, que te oferece um lugar no ônibus, que você diz que nunca pegaria e quando vê lá está ele te dando oi no msn.
Quando uma bactéria ou um vírus invadem o organismo, ou quando uma menina nova na área chega no aposento, os anticorpos vão lá correndo se ligar à elas, anticorpos são como se fossem aqueles homens-arroz, não deixam a mulher respirar, estão por toda a parte, e são eles que mostram pro macrófago a célula que ele tem que atacar. O macrófago é aquele cara que vai playing it cool o tempo todo, deixa os anticorpos cansarem a presa, deixa eles sinalizarem a carne fresca e ai quando a mulher já está toda opsonizada é a hora do macrófago agir.
A opsonização é fundamental pro macrófago conseguir atuar. Vejam bem, ele ainda está no sangue, sob a forma de monócito, todo imaturo, todo bobão. Mas quando os anticorpos chegam ele já fica em alerta, começa a se direcionar pro tecido e depois tem a cascata do complexo do complemento. Magrófago é especialista em detectar mulher complexada, cheia de C3b pelo corpo (C3b é uma opsonina muito semelhante ao que nós, leigos, chamamos de ~ daddy issues). Essa combinação de anticorpos (homens-arroz) + C3b (daddy issues) é como se fosse uma placa neon piscando na cabeça da bactéria (da menina) dizendo: "HELLO MACRÓFAGO, COME AND GET ME!"
Bom, então tá lá, o monócito doidão no sangue indo em direção à bactéria opsonizada. Na vida real isso seria, o cara doidão depois de várias horas gastas no msn indo em direção a uma bimbada certa.
Às vezes é difícil pro monócito penetrar o tecido por causa dos capilares estreitos porque muitas vezes a menina dá uma dificultada, fala que só vê ele como amigo e tal, dai isso é o que chamam de diapedese, que ele vai entrando de pouquinho em pouquinho, se espremendo ali pelos cantinhos até que quando você vê o macrófago tá ali, com uma maturidade que você nunca viu antes, abrindo portas e tudo, e aí sim ele se transforma em um macrófago de verdade, aquilo antes era brincadeira de criança que qualquer neutrófilozinho besta podia fazer também. Agora o macrófago não brinca mais, é hora de começar a fagocitose e ele já está com tudo planejado.
Como o faro do senhor macrófago já o levou à menina com daddy issues fica muito fácil se prender à ela. Por mais que ela diga que não, ela quer carinho, ela quer toda aquela atenção, ela quer sms melosa quando acorda de manhã, e o macrófago pode oferecer isso.
Quando a menina percebe o que está acontecendo, ela já está envolvida pelos pseudópodos daquele macrófago charmoso, todinha dentro dele (literally speaking tanto pra vida real quanto pro universo celular), naquela dependência gostosa sem nem saber de onde veio o caminhão que a fagocitou.
Porém o que a menina não sabe quando se envolve com o macrófago é que ele tem um complexo de golgi muito desenvolvido. E olha, se eu posso te dar um conselho é esse: FUJA DE HOMENS COM COMPLEXO DE GOLGI. É o pior complexo que um homem pode ter. Ele digere cada pedacinho daquela menina. Não sobra nada, se bobear ele é daqueles que nem deleta do msn só pra ela ver a janelinha dele subindo toda vez e lembrar da agonia da digestão.
E esse complexo de golgi não induz os macrófagos a destruir só a pobre menina não, ele mutila toda e qualquer outra que estiver ao alcançe dos seus pseudópodos. Não importa se é sua amiga ou não. Ele não quer nem saber, o macrófago maduro só quer saber de fagocitar as many as possible.
É preciso ficar ligada nos macrófagos ainda na fase imatura, dar um jeito de enganar eles, se fingir de bem resolvida, igual o vírus HIV (olha como todo dia é dia de aids). Só as meninas estilo vírus HIV conseguem escapar ilesas dos charmes do macrófago. Porque elas até deixam os anticorpos chegarem, até curtem uma fagocitada gostosa, mas depois elas tem proteínas semelhantes ao corpo humano que o macrófago não destrói com medo de destruir uma parte do corpo, são as poucas meninas que fazem todos se apaixonarem por ela, inclusive os macrófagos que parecem tão duros na queda, e daí essa menina que é um perigo não só para os macrófagos que passam a ser vítimas, mas também para os linfócitos que caem na história de menina indefesa que ela conta. Mas essa já é uma outra história.
O meu aviso é só pra ficarem ligadas nos rapazes macrófago, porque eles estão por toda a parte. Eu só sugiro experimentar uma fagocitada dos macrófagos se você for uma HIV, porque eu dei uma olhada aqui num livro de biologia e tá dizendo que quando os monócitos amadurecem eles podem aumentar seu diâmetro em até 5 vezes ---> 5 VEZES <--- quer dizer, é algo que vale a pena conferir pessoalmente, né? E mesmo que você não seja HIV e caia nos pseudópodos do macrófago, eu sugiro aproveitar porque não é todo dia que se encontra uma coisa dessas, vai ser possivelmente o coração partido mais agradável que você já teve.

12 comentários:

  1. imunologia FINALMENTE fez sentido =)

    ResponderExcluir
  2. genial, sem querer desmerecer o descomprometimento da coisa... qdo vc vai fazer um livro?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!! Conheci seu blog hje, por indicação de uma amiga, e gostei mto! Já li vários posts! Me identifiquei bastante, pois tb faço medicina (vou pro 3° ano) e fiz teatro boa parte da minha vida pra tentar vencer a timidez - e o meu jeito estranho, diga-se de passagem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. CaroLINDA,
    vc escreve muito bem!!! Ameeeei esse!

    ResponderExcluir
  5. sensacional CaroLINDA!
    mt bom!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Foi a aula de biologia mais interessante que eu tive nessa na minha vida pacata de adolescente em crise!

    ResponderExcluir
  7. Isso pode ser repetitivo, mas vc é mto inteligente... E digo-lhe inteligência para mim é afrodisíaco...
    Adoro sua maneira de escrever... Show!
    Besos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. AAAAAAAAAEEEEEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  10. Hahahahahah!!! Um arraso Carol!!
    Parabéns!! =D

    ResponderExcluir
  11. Eu estudando biologia pro meu vestibular de medicina próxima semana! Muuito bom! Devia mesmo escrever um livro de biologia com aplicações reais! Hahah. Parabenssss!

    ResponderExcluir