segunda-feira, 16 de maio de 2011

Parede feita de chão

A parede da minha sala é feita com pedras do chão da rua. Duas avenidas e três praças me encaram na vertical, com seus pedaços encaixados, confundindo cola com gravidade.
Às vezes me esqueço que é parede e erro o caminho. Ando em direção à porta e, de repente, me encontro no teto. E, então, despenco, sem graça, segurando o cós da calça enquanto vou recolhendo as unhas e dentes que perdi na queda. Por favor, não vá me dizer que eu subi na parede porque quis.
Perdi as profundidades, e a realidade eu comi com um pão. Me desequilibro nas pedras, rachadas e mal coladas. Me perco em casa. Enfio o dedo na tomada e tropeço no fio da televisão. Vejo os olhares tortos de quem come com calma na mesa da cozinha. Talvez a casa só esteja rodando em volta de mim (ou talvez eu que esteja rodando em volta da casa).
Quero mostrar pra você o que eu vejo agora que meus óculos ficaram presos no lustre. Deixe que eu me explique antes de me mandar descer e esquentar a sopa - esquentar não, ferver - para matar até os últimos resquícios de bactérias e sentimentos e lembranças que ainda me permito guardar.
Fico de olhos fechados, torcendo para que eles não quebrem ao meio como o resto de mim. Talvez não exista mesmo mais o que falar, não agora que percorro tantas ruas entre o chão e o teto, não agora que cavei buracos por toda a cidade para me criar uma parede.
Você pode me vendar e contar até dez, me empurrar e segurar os meus pés. Não me importa mais o que faça, comigo ou com suas garotas de programa, depois que construí minha parede com pedras de rua, em qualquer lugar que eu esteja, me encontro no chão.

13 comentários:

  1. "depois que construí minha parede com pedras de rua, em qualquer lugar que eu esteja, me encontro no chão." muito bom seu texto, todos nós temos nossas paredes

    ResponderExcluir
  2. Sua visão de mundo é espetacular e você consegue moldar ela cada vez melhor na hora de escrever. Gostei muito, dona Carolina.

    ResponderExcluir
  3. Uai. Adoro seus textos, você sempre surpreende.

    ResponderExcluir
  4. Esse foi show. Parabéns e vc cada vez mais, uma escritora por definição.

    ResponderExcluir
  5. ...era pra ter gostado deste??
    gosto de gente q se acha, se pega,se encontra, se ama, se embola e apesar disto se respeita.Seu texo me passa a sensação de ser sobre desrespeito...pois do chão enquanto vivo ninguém passa!só permitindo o desrespeito a gente fica no chão...

    ResponderExcluir
  6. Coisa de pedreiro! rs Brinks .. Adorei o texto, acho que o mais complexo que vc já fez, mas definitivamente muito bem bolado. Você sempre surpreende ;]

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse texto, leio toda vez que entro aqui, posso ler os novos, mas esse eu sempre tenho que reler e reler.

    ResponderExcluir
  8. Esse seu texto é lindo. Compartilhei no meu fb. Espero que não tenha problemas... Se tiver, vc me diz e eu retiro.

    Estou realmente impressionada com esse texto... Surrealista...

    ResponderExcluir
  9. sempre que entro aqui, tenho que reler... muito bom

    ResponderExcluir