sábado, 20 de fevereiro de 2010

Quotando Narcisa: Ai que absurdo!

Um dia desses eu estava sentada no sofá da sala assistindo big brother na companhia da minha mãe, coisa muito rara de acontecer não só pelos nossos horários incompatíveis mas principalmente pela nossa divergência de opiniões quanto ao que é certo e errado nesse programa. Sim, eu compro briga por causa de big brother e não tenho vergonha de admitir.
Enfim, com todos os barracos que vêm acontecendo do outro lado da telinha as coisas aqui em casa não têm estado muito diferentes. Nesse dia, no entanto, a prova do líder, ou algo assim, nos uniu na frente da tv.
Tudo estava incomumente calmo, exceto por um ou outro comentários como " Mas essa Lia é chata mesmo.." ou " Essa Fernanda só chora!" ninguém nem diria que estávamos assistindo o mesmo programa de sempre. Tudo bem calmo até o momento em que minha mãe abriu a boca e falou: " Até que essa Angélica é bonita..." um comentário inocente, é o que qualquer pessoa diria. Eu mesma, envolvida na aura leve do momento, me deixei enganar e dei continuidade à conversa "É, acho até que ela é uma das mais bonitas da casa, se não fosse pelo bigodjeenho! (risos)" pronto, foi o suficiente para a conversa tomar as rédeas erradas.
Minha mãe deu mais uma olhada pro close no rosto da menina (provavelmente reparando no bigodinho que eu tinha mencionado) e concluiu seu raciocínio "... mas ela se estraga com esse negócio de ser sapatão! Não tinha necessidade né?"
Custei a fechar a boca. Demorei tanto que foi como se eu estivesse concordando, incentivando-a a falar mais " Acho que o Dourado que está certo! É o único com alguma coisa na cabeça aí dentro! Daqui a pouco vai ser obrigado a ser gay pra entrar nesse programa! Ridículo!"
Essa última palavra veio tão carregada que eu me senti envergonhada por estar ali ao lado dela. Certo, que pessoa horrível eu sou pra sentir vergonha da própria mãe? Eu respondo, sou uma pessoa que não tem vergonha de ter príncipios, só isso. Que não tem vergonha de dizer que aprende coisas vendo big brother e que gosta de conversar com pessoas que nem conhece, mas que dividem uma mesma opinião. Que não hesita em defender as coisas nas quais acredita, por mais que para isso tenha que ir contra os ideais daqueles que ama e respeita. Alguns podem dizer que isso é burrice minha, que é infantilidade, então elas que venham até mim e me mostrem um jeito coerente de agir e pensar, um jeito que me convença. Porque, até alguém me convecer do contrário, eu não sei ser de outro jeito, e como na hora a única coisa que eu consegui dizer ante tudo isso foi "Por mim o Dourado podia morrer." eu deixo as palavras escritas serem minha fuga, até diria um desabafo, mas muitos já usaram essa palavra pra expressar seu descontentamento com o comportamento do Dourado internet afora e eu preferia não repeti-la.
Eu realmente não gostaria de viver em um mundo cercado de preconceito desse jeito. Preconceito que mora comigo, que entra na minha casa por todos os meios de comunicação e que é impossível ignorar.
Eu posso estar exagerando, escrevendo demais. Provavelmente ninguém nem vai ler isso tudo. Mas tudo bem, eu não me importo. Estou escrevendo isso pra mim mesma antes de qualquer coisa, pra eu não me esquecer disso, não posso permitir que eu esqueça isso.
Assim como me senti depois de ver o filme Milk (quem não sabe qual é procure no google ou vá até uma locadora, porque vale a pena), um filme que definitivamente me deu uma nova perspectiva sobre diversos assuntos (além de apenas homossexualidade) eu me sinto agora, lendo diversos textos sinceros sobre essa apologia que a maior emissora de televisão brasileira está fazendo à homofobia enquanto nós, ingênuos, acreditamos que era o contrário. Me sinto incapaz. Essa é a palavra. Sinto como se tudo fosse insuficiente pra lutar contra essa maré forte de preconceito que parece nunca se dissipar.
Bom, eu não vou mudar de idéia. Me recuso a aceitar um país que queira o Dourado como campeão de um programa de popularidade. Isso é errado de tantas formas diferentes que me faltam palavras pra continuar a escrever...

2 comentários:

  1. escrevendo é a maneira mais facil de eu me expressar,eu não caqueijo,eu escrevo tudo que sinto,e é bom...ahh o que a globo esta fazendo é algo que já estava fazendo há algum tempo,escondendo os fatos,não mostrando a verdade,pode der varios motivos...ahhh e esse de der pessoas que amamos com pensamentos totalmente diferete de nós é ruim de mias,mas devemos seguir o que pensamentos,meu irmão chegou quebrar a tv quando viu o selinho do serginho com o dimmy..é dificil..ahh eu li TUDO xD

    ResponderExcluir
  2. ahcei legal você expor sua opinião para sua mãe, sabe, eu e milhares de pessoas teriamos, simplesmente, deixado o assunto para lá. mostra que você tem personalidade

    ResponderExcluir