domingo, 10 de novembro de 2013

O bom emprego ruim

Eu gosto de pessoas que detestam seus empregos, pessoas miseráveis e sem rumo que fazem com que eu seja um escape útil e necessário, que me transformam em oportunidade em meio a um mundo aparentemente rígido e fechado, pessoas interesseiras e mesquinhas que, sem qualquer disfarce, me usam como fuga, como festa ou feriado.
Não sinto que haja espaço para mim na vida de pessoas completas, eu não me encaixo no sorriso fácil ao fim de uma segunda-feira, tudo o que vai além de uma rotina infeliz está fora do meu alcance, minha função é preencher vazios, me espalhar por frestas, fazer parte dos grandes blocos de domingo e das massas de ar quente. Pessoas felizes no trabalho não precisam dos meus remendos ou da minha companhia silenciosa, pessoas felizes no trabalho não conseguem ver qualquer valor no meu discurso parco ou nos meus movimentos em câmera lenta.
Eu faço muito pouco barulho, tenho dedos gelados e ando na ponta dos pés, o meu ritmo é de cozimento, nunca ebulição. A insatisfação é o único sentimento que permite a minha existência, fora dela eu desenrolo, desenlaço, me perco no colchão. Pessoas satisfeitas não têm paciência para me esperar, para me ouvir, para me acalmar, pessoas satisfeitas estão sempre satisfeitas demais para deixarem que eu provoque nelas algum tipo de satisfação.

5 comentários:

  1. Não entendo muito, mas ei que vc é uma verdadeira escritora, que sabe escrever, que sabe se comunicar. Esse seu sentimento, escapa de meu entender, me fez refletir, pois, por tudo que acompanho de seu escrever, vejo-a e sinto-a capaz de inspirar nas pessoas, coisas boas e felizes. Vc tem de saber que é uma pessoa de alto nível em todos os sentidos e como inteligência está muito além de pessoas inteligentes. Sei que não entendi bem, mas sei que vc é vc e bem resolvida se procurar mais integração,, Se falei bobagem, deleta.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de fazer meu comentário acima e pedir para vc deletar, se falei bobagem, mas estou muito tocada em tudo que li. Se foi só a escritora, tudo válido, mas se vc sente, realmente tudo que escrever em relação a sua pessoa, por favor não se desvalorize e nem se despreze, pois deve ter pessoas muito felizes , que só querem sua felicidade e se souberem do que vc se considera, sofrerão muito e a vida nós fazemos dela, o que queremos que ela seja, REFLITA que pode ser muit, muito, muito feliz . CASE E TENHA FILHOS E VERÁ COMO É GRATIFICANTE UM SERZINHO FALAR: MAMÃE, TE AMO. VERÁ e NAO SE ARREPENDERÁ

    ResponderExcluir
  3. Te acompanho desde sempre, Carol. Sempre me identifiquei bastante com vc, apesar de nunca ter comentado aqui. Morri de preocupação/tristeza quando ce bloqueou seu blog, e notei que desde então, seu estilo de escrita mudou bastante, assim como as coisas que ce escreve.
    Não sei o que anda te fazendo pensar que ce só tem espaço na insatisfação dos outros. Mas acho que o óbvio é que ce conseguiu, em um espaçozinho minúsculo dessa internet véia, conquistar o carinho de dezenas, quiçá centenas de anônimos que te leem com a maior ternurinha do mundo. Ce embalou em textos impecáveis a maior parte das coisas que eu sentia há um tempo atrás. E pra alguém ter esse tipo de talento, de conseguir esticar suas dores, mágoas, desejos e alegrias fugazes em palavras lindas pra tocar todo mundo que te lê, poxa, isso é um dom maravilhoso.
    Eu te acho maravilhosa, sem nem te conhecer.
    E eu espero, de verdade, que um dia ce veja isso por si mesma (:
    ah, e se eu puder te pedir alguma coisa, eu pediria pra você não parar de escrever. Não parar, do tipo: nunca mesmo. Ainda quero ler um livro seu e ser a maior tiete na sua tarde de autógrafos.
    Se cuida! <3

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, eu já li alguns textos aqui, nunca comentei, mas esse foi bem marcante, identificação imediata.
    Gente satisfeita é egoísta demais pra dar espaço pra gente que não cabe em si de tantas questões sobre o mundo, gente satisfeita não reconhece o imaginário do outro, e quando reconhece, não compreende, acha "deprê"...
    Gente insatisfeita atrai gente insatisfeita e que bom que é assim, né?Porque é das insatisfações e questionamentos que surgem pequenos tesouros que deixam o mundo mais humano. Como esse texto aí.
    Amei a escrita, acompanharei sempre.

    ResponderExcluir