sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ossos do ofício

Às vezes imagino meu corpo sem a pele, as órbitas vazias de olho, o nariz afilado sem cartilagem e sem também nenhum sinal de que algum dia em mim existiram orelhas (para serem mordidas, para ouvirem sussurros); somente os ossos e os dentes podres pendentes da mandíbula quebrada da caveira (não importa o que se faça em vida, os dentes sempre apodrecem).
Arranco mentalmente cada camada. A epiderme sai com uma facilidade surpreendente, expondo o tecido adiposo incomodamente amarelo e macio e os músculos atrofiados, que exibem o mesmo aspecto de carne fresca das peças de gado penduradas por ganchos na vitrine do açougue; tiro os nervos, os vasos, deixo a linfa incolor transbordar pela fáscia friável do abdome enquanto me desfaço gentilmente do subcutâneo e, finalmente, alcanço os ossos, a única coisa que resta depois dos anos, quando resolvemos matar a saudade e abrir o caixão.
Gosto de tentar imaginar o contorno do meu crânio sem o disfarce de pele que o encobre para garantir ao corpo seu humilde espaço na normalidade. Deslizo a mão por baixo dos cabelos e sinto os relevos e as depressões sob o couro móvel e me agrada projetar na mente a imagem que me perseguirá pela eternidade, o último resquício de matéria que continuará me prendendo à terra, mesmo quando eu já não mais tiver essa necessidade - de estar em algum lugar, de ser alguma coisa. É um alívio insólito mentalizar meu esqueleto, exibir em um rolo de filme imaginário a minha própria decomposição, assistir larvas cilíndricas e aneladas esgueirando-se por entre as catacumbas da medula óssea, torcendo para que familiares não tenham o mau gosto de jogar sobre mim tristes flores de finados e punhados gordos daquela terra pálida e lazarenta que acomoda os parasitas.
Não me olhe desse jeito, não me agrada também abordar o assunto, sou do tipo que vira o rosto ao passar pelo cemitério, mas como nada pode saciar as dúvidas a respeito do destino da alma (que alma?), ao menos me acalma programar a ordem de exoneração de cada órgão aprisionado por detrás das grades de arcos costais; quero dar de comer aos vermes primeiro o coração, por último o pâncreas ou o rim esquerdo, assim não me parece tão ruim.

32 comentários:

  1. Não sei classificar o conteúdo de sua alma.
    Tudo que imagino é ler vc, gostar de sua escrita, mas não saber o que se passa numa alma que tanto sofre e qual o motivo de tal sofrimento.
    Cuide-se e viva.
    Faça espaço aéreo para conhecer o mundo e ver como ele é belo.
    Vc veio ao mundo para viver e não para imaginar o seu esqueleto.

    ResponderExcluir
  2. Deus te deu a vida, Deus te deu amor, Deus te deu capacidade, inteligência. Tudo que Deus te deu está em vc . Colete tudo sem disvirtual

    ResponderExcluir
  3. pode ser filosofia, pode ser literatura e qualquer coisa, pode ser.
    Uma coisa é certa: De um espírito saudável, não poderia nunca sair tais atributos a si mesmo.
    Que loucura , pedindo perdão para minha ignorância na leitura.

    ResponderExcluir
  4. Vocè deve ter tido pessoas muito más, massacrantes, malígnas ,na mais perfeita expressão da palavra, pessoas que lhe mostraram tudo de ruim da vida e nada de bom. Pessoas que nunca deveriam lidar com um ser humano em formação.

    ResponderExcluir
  5. Você tem mãe?
    Que pessoa educou vc e orientou sua vida?
    Ninguém lhe ensinou, que o DOM DA VIDA é um DOM DIVINO?
    Vc não aprendeu a ver o lado bom de seu SER e não sua sem vida ?

    ResponderExcluir
  6. É inacreditável que leio só o fictício, o escrito.
    Vc não sabe que nosso corpo é a imagem e semelhança de Deus?
    Faça por ti, que te ajudarei. palavra de Jesus.
    Jesus é VIDA, AMOR, VERDADE e peço a ELE para iluminar sua vida, para fazer de vc, uma pessoa feliz, realizada, poderosa e transmitir a todos a sabedoria que ele lhe deu.
    Vc é sábia e não sabe que é.
    Pense no maravilhoso que ele será seu guia, clareando assim, sua vida, seu caminho, sua existência para vc passar para seus filhos, o amor, a alegria, a PAZ.

    ResponderExcluir
  7. Você está precisando de PAZ, alegria, meditação e reconhecimento para agradecer a Deus, tudo que tem de precioso e não sabe que tem.
    Estou sem ler vc, faz tempo e hj, parei aqui e saio com a preocupação de sentir seu sofrimento.
    Levante sua cabeça e veja como é belo seu corpo e vc.
    Fico na expectativa de dias melhores para vc e sua alma (porque alma existe sim e vc tem uma)

    ResponderExcluir
  8. ESTOU sem fôlego!!!!
    Vc precisa se imaginar desta forma?
    Que tal se sua imaginação for para o lado contrário, o lado do mistério que é o corpo e o espírito?
    Quanto sofrimento tem vc!
    Se vc escreve tudo isso, se vc se imagina assim, procure um tratamento para ver o lado maviosa da moeda.

    ResponderExcluir
  9. Ossos do ofício.......
    Explique bem para eu entender.

    ResponderExcluir
  10. Visite lugares de humanos famintos, mutilados, cegos, surdos e olhará melhor seu corpo, seu ser, sua vida.
    Agradeça e pense no poder que vc tem .
    Vc só apresenta o que tem , vc só dá o que tem, vc só escreve o que pensa... então... pense, reflita e medite... para colher o perfeito.

    ResponderExcluir
  11. Vire essa página de ruínas e leve para o topo. seu potencial .....

    ResponderExcluir
  12. Intenso, sim e sufocante, maior ainda

    ResponderExcluir
  13. Hoje, uma reportagem do Fantástico fala sobre o Bem Estar de cada um que quer ter bem estar. Foi Fantástica a Reportagem.
    O cérebro pensa e realiza. Ele pode, ele comanda e vc quer, conseguirá.
    Não fique penando, REALIZE seus sonhos e VENÇA!!!!

    ResponderExcluir
  14. Sempre, imagino meu corpo, como ele é: perfeito, com todos meus órgãos em funcionamento, em harmonia. Meus sentidos em ordem. Meus ossos, dentes, cabelos, tudo sem deficiência e cada vez que me olho, elevo minha cabeça para o alto, meu pensamento em agradecimento ao Senhor. Isto é gratificante.
    Não me esqueço de rezar e pedir a Deus, pelos que não possuem essa sorte.

    ResponderExcluir
  15. Sim, ossos do ofício se vc trabalhar no IML...daí a te ser agradável gostar de imaginar desfazendo, sendo alimento de vermes há mta distância, pode ser salutar? Tirando o aspecto soturno do seu texto vc escreve bem...muito bem na verdade. Aí antes de dar o "meu" parecer me perguntei como seria ler um texto seu sem ter como pano de fundo o sofrimento? será q vc escreveria assim..vasculhei seu blog e não vi nenhuma ode a alegria de viver, então aproveite este período do ano onde são feitas promessas( chorar e sofrer NÃO!) e esperanças são renovadas para treinar e escrever sobre a beleza de estar vivo de amar(gente, coisas, animais serve qq coisa para começar) e ser amada RESPIRAR. E aos críticos ferozes deixem Deus em paz e coitadas das mães q tem q carregar a culpa eterna! saúde pra ti guria.

    ResponderExcluir
  16. transgressão? queria dizer algo legal pra vc, tipo continue assim escrevendo bem! mas saí deprimida da leitura, não curti, esta época do ano já é triste por si.Quero ver renas voadoras aí papai noel eu estou aqui!

    ResponderExcluir
  17. HAHAHA dar seu coração aos vermes! qual o nome dele? a maioria já fez a cagada de dar seu coração a um merda!Não pense em suas fraquezas e faça tda a força q der para ser feliz!pois nem tudo sai como planejamos né?

    ResponderExcluir
  18. Leio seu blog a algum tempo, abria a página todos os dias esperando algo novo, e sempre foi algo que me fez bem, que me fez rir, algo com o qual me identificasse. Continuo abrindo a pagina todos os dias, mas na esperança de encontrar algo parecido com o que vc escrevia, melhor, nem parecido, ao menos agradável. Sempre te achei muito inteligente e enxergo isso cada vez mais claro em vc, sem contar a imensa evolução na escrita, mas torço sinceramente pra que o teor de seus textos seja apenas literário, algo a ver com o que vc estuda talvez, mas jamais algo que te atormente. Me deixa triste pensar que vc tenha se tornado essa pessoa fria, melancólica, quem sabe aterrorizante. Vou continuar abrindo o blog como de costume, ainda esperando algo que me faça sentir bem. Se cuida!

    ResponderExcluir
  19. Acabei de voltar de uma viagem estonteantemente maravilhosa, onde vi paisagens lindas e imagináveis. Mal cheguei e vim ver meus contatos e ver seu bloc, po gostar de ler seus lindos texto. Deparo com esse , que fez triste e quase que as belezas da viagem se apagam. Se toca, garota. acorda para a vida que é vela, se cuida, É muito triste ver uma escritora em potencial, escrever isso. Parece que vc quer brincar com tudo que tem e se machucar dessa forma? Estou muito triste com esse texto e só doigo para vc acordar, se valorizar, se cuidar e agradecer a Deus pela vida. Vou continuar lendo vc e só espero ter a certeza de que dias melhores virão para vc, que só sua cabeça poderá deixar a vida entrar em seu coração, que não acredito frio.

    ResponderExcluir
  20. Estou lendo direito ou outra pessoa escreveu em seu lugar ou ditou para vc?

    ResponderExcluir
  21. Vc escreveu isto para chamar a atenção
    de seus leitores, ou vc é esta pessoa que está exposta? Chamou a atenção sim, mas se chamar a atenção de maneira ao contrário, atrairá tudo de bom para sua vida.Vc arrasa em escrever bem , porém este tema arrasa quem lê e quem lê, se preocupa com vc. Enquanto é tempo, cuida de sua vida.

    ResponderExcluir
  22. Frequento seu blog e já estava com saudade pela sua demora em comparecer aqui.
    Vim , na certeza de encontrar uma linda mensagem de Natal e encontro o avesso do esperado. Bateu uma tristeza muito grande e um penar maior. Cadê minha escritora inspirada em assuntos diversos, ora alegres, ora estranhos, ora cômicos, mas nunca como este? Literatura? Não creio;
    Volte, volte depressa com seu amor elevado.
    Feliz natal!

    ResponderExcluir
  23. Sempre espero seu próximo texto e pensei nyma linda mensagem de Natal,mensagem de Amor, Fé, Esperança e veio o avesso, o contrário. Bateu uma tristeza.
    feliz NATAL!

    ResponderExcluir
  24. Os dois comentários acima, vão de encontro ao que seria o meu.
    Também : Feliz Natal com reflexão.

    ResponderExcluir
  25. Somos a imagem e semelhança de Deus.

    ResponderExcluir
  26. Este seu tema, deu o que falar.
    Se ele for pura literatura, deixe que falem, que digam, que mexam com os cérebros.
    Se ele for o contrário, põem sua cuca para funcionar e Viva a vida.
    Boas Festa. Feliz Ano Novo com renovação;

    ResponderExcluir
  27. Vc encanta e deslumbra com seu jeito perfeito, perfeito sim , de escrever bem, correto e com precisão.
    Este tema presente é uma agressão a vc e não para quem o lê. Sinta-se feliz com todos esses comentários, não só por vc ser tão lida, como pelo fato de todos quererem ler sempre vc.
    Feliz Nata e Feliz Ano Novo como mensagens de sucesso e esperamos pelo próximo. que será bem vindo e ansiosamente esperado.

    ResponderExcluir
  28. Vc demora , MAS VOLtA E AKI É SEU LUGAR, MENINA INSPIRADA. FALEM O QUE FALAR, MAS VC SABE ESCREVER.
    FELIZ NATAL e Feliz Ano Novo, arrasando sempre, agradando ou não, mas escrevendo bem.
    Se não for pedir muito, gostaria de ler uma história de amor, escrita por vc. Pode ser?

    ResponderExcluir
  29. Nossa, amei esse texto. Será que fui a unica? Meu Deus que comentarios são esses ai em cima? Sempre leio o blog, e adoro sua sensibilidade.Pensar na morte nao significa que voce seja depressiva. Eu tambem penso, enfim... quem não? Gente, estamos aqui de passagem. Me fez refletir muito esse texto. Fora que a maneira que você escreve é sensacional. Parabéns!!! Beijo, Fernanda

    ResponderExcluir