terça-feira, 8 de março de 2011

Ateísmo emocional

Quase nunca me interesso por alguém. Gostar das pessoas nunca foi um processo natural pra mim. Sou desajeitada para fazer carinho. Minha mão ou pesa demais ou fica leve a ponto de ninguém sentir. Sou dura para dar abraços, nunca sei se meus braços devem ir por cima ou por baixo. Sempre acabo sentando na cadeira em frente em vez de me encostar ao lado para conversar de perto. Minhas piadas são sem graça e meus comentários desnecessários.
Talvez eu fique nervosa, talvez eu queira impressionar demais, ou talvez eu simplesmente não me importe.
Não existe muito espaço na sociedade para pessoas que não se importam. Não se importar corresponde ao não acreditar em Deus no mundo dos sentimentos. Se eu precisasse traduzir essa minha falta de interesse de alguma forma, diria exatamente que sou uma agnóstica do amor. Não me digo atéia pois, assim como em relação à questões espirituais, não descarto totalmente a possibilidade de que exista, mas sim, se houvessem apenas dois lados, o do crer e o do não crer, eu ficaria com o que eu chamo de ateísmo emocional.
O grande problema é que os ateus são parte de uma das minorias que mais sofre preconceito nessa sociedade predominantemente crente em que vivemos. Ateus sofrem mais repulsa do que prostitutas e usuários de crack (sério) e, dessa forma, não seria diferente em relação aos que não acreditam no amor. Se Deus é amor, como todos já ouviram dizer por aí, você não acreditar nesse último o torna alguém tão desprovido de caráter, perante a sociedade, quanto aqueles sem religião.
Demorei muito tempo para sair desse armário da descrença. Mais pela falta de argumentos para me explicar do que pelo medo de julgamentos. Sim, mea culpa, eu deixei de acreditar no amor sem dá-lo muitas chances. Mas, hoje em dia, não me adianta muito ouvir palestras sobre a pessoa certa e sobre a beleza de se construir um relacionamento. Está tudo trancado na minha grande caixa de dúvidas que guardo embaixo da cama e que torço para que algum homem do saco leve por engano. Algumas pessoas simplesmente não tem tantas chances para dar.
Eu ainda estou aberta a me apaixonar, assim como estou aberta à possibilidade de Deus me chamar pra ter uma conversa numa clareira no meio do deserto para me fazer acreditar nele, já disse que não sou xiita em relação a nada. Porém, tudo para mim parece utópico demais, idealizado demais, enjoativo como um vidro de cereja em caldas.
Me interesso nas pessoas, nas suas histórias, nas metáforas e outras figuras de linguagem que elas têm para me oferecer, porém é difícil eu me interessar por alguém. Gostaria que ninguém me dissesse no que eu devo ou não devo acreditar a não ser que tenha como me provar errada. Espero realmente que alguém me prove errada.

21 comentários:

  1. As pessoas olham pra quem não acredita no amor, como se olhassem pra uma aberração.
    Não sei dá onde vem tanta facilidade em "ver" um sentimento, que como vc disse,utópico demais, idealizado demais, enjoativo.

    ResponderExcluir
  2. Você se sente a vontade perto de estranhos, mas constrangida perto de conhecidos?

    ResponderExcluir
  3. Nossa... Senti seriedade nas entrelinhas desse post, o que, ao meu ver, não é muito comum
    quando se fala da @Carolbqc. Mas, acredito que, mais cedo ou mais tarde, vc há de se deparar
    com o que se chama de amor...
    E quanto a Deus, torço para que Ele te chame logo pra ter a "conversa numa clareira no meio do deserto".
    Em suma, permita-se Carol.
    =)

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do que vc escreveu, como sempre.

    ResponderExcluir
  5. Algumas pessoas simplesmente não tem tantas chances para dar.

    ResponderExcluir
  6. Leio vc e gosto da sua forma de escrever...
    Hj, lendo vc, vejo o quanto não se gosta e isso é fácil de se resolver.
    Não aponto seu estar errada, pq não sei o meu ERRADA, mas aponto que sua maneira de se sentir, precisa ser revista e DEUS é DEUS e ELE vai iluminar seus passos e guiar seu caminho para o AMOR,

    ResponderExcluir
  7. constuma não acreditar nas coisas q não viu ou viveu né? pode acreditar q o amor existe sim, é mto bom dar e receber amor...as questões são:estar aberta ou não; o lugar onde vc está buscando(na balada...é só putaria q vc ganha Kakaka); amigos legais apresentam outros amigos legais(menos bibas estas se encontrarem O CARA não vão levar p/ concorrência)diboa se abra para o mundo e vai acontecer, já ouviu alguém falar em auto estima com certeza...

    ResponderExcluir
  8. puta merda, como eu gosto das coisas que você escreve!

    ResponderExcluir
  9. Como diz Mari acima, tb gosto do que vc escreve, mas não se gostar, se socar é FODA..........dói..., não se ajeita.... pura MERDA, Se toca, menina. Morder o tempo que passa e passa e passa e vc não acreditando que Deus existe e o amor é valioso.....
    Não soca o tempo que ele passa rápido.....

    ResponderExcluir
  10. alguns comentários acima só mostram o quanto certa você está, a sociedade não aceita quem não acredita em Deus ou no amor, não aceitam a nossa opinião...enfim, adorei o texto!

    ResponderExcluir
  11. A sociedade (eu), gosto do que vc escreve e essa sociedade (eu) tb respeita sua opinião.
    Fique alerta. Que a sociedade não aceita a opinião de vcs duas é um tanto estranho.... .
    Pense bem... Não acreditar em Deus e nem no amor .
    Cuidado com opiniões tão apoiadas...... É .... FODA....

    ResponderExcluir
  12. Como voce mudou! Ate o "Saldo" ali do lado mudou

    ResponderExcluir
  13. Eu também não sou muito boa com relacionamentos, não ME dou muitas oportunidades para isso. Também não acredito que haja uma alma gêmea ou um amor pra vida toda. O amor, assim como as outras coisas, é finito.
    Mas quando você tiver alguém, com a qual goste de estar, goste de conversar, que possa compartilhar aquilo que você considera importante e que sinta falta quando a pessoa não estiver.. vai ser amor, vc acreditando nele ou nao.
    Aproveite quando isso acontecer, só não pense que será pra sempre. quase nunca é!

    ResponderExcluir
  14. Suelen, ai acima, falou bonito e deve ser por experiência .
    Como a vida é bela, quando bem vivida e como o amor é belo@
    Compartilho com a opinião dela que não se arrasta em arrastar.
    Quando o amor bater em sua porta, vc vai vibrar e vai viver.... Atente-se , não deixe que ele se vá.
    Vc é linda....

    ResponderExcluir
  15. "Sim, mea culpa, eu deixei de acreditar no amor sem dá-lo muitas chances"

    não é sua culpa, dei milhares de chances mas continuo achando que não fui feita pra ele, nem ele pra mim.
    eu acredito que exista, só é algo que com o tempo, deixou de ser compatível comigo. acho que vc também acredita que exista, embora nunca tenha sentido. vc sabe o que é amor quando percebe que não tem nada parecido por perto.
    o pior do assunto é o mundo achar que vc é assim porque quer ou sei lá.
    com o tempo eu nem sei como perdi a habilidade de sentir qualquer coisa parecida, e acho lindo você ser linda assim e me senti um tanto mais "normal" lendo você aqui. <3
    um beijo flor de maracujá. (:

    ResponderExcluir
  16. Se vc observar a sua volta, td que existe de belo, verá sem dúvida que é o amor e que ele EXISTE. Abra seu coração que o AMOR vai se esconder lá no fundinho, dizendo para vc, que está ali, bem no fundo e fazendo vc feliz.
    Vc é linda, olhe para o que tem de bom, olhe para a vida . olhe para o céu azul ou escuro, olhe as estrelas, o mar, a lua, as montanhas ...
    Vai direto ao ponto certo, vivendo a vida, que ela está bem a sua frente, dando-lhe AMOR.
    A VIDA É BELA.... SÓ NOS RESTA VIVER........
    Sou fã de td que vc escreve.

    ResponderExcluir
  17. Cheguei para ler vc e gosto de ler vc.
    Esse tema de agora é um tanto quanto polèmico Difícil de pensa numa criatura que não acredita em Deus e nem no AMOR.
    Se vc não acredita e em tão importante Divindade e num sentimento tão sublime, não falo nada.
    Fique alerta que o AMOR vai bater em sua porta, em seu coração.
    Fui descrente das pessoas, mas nunca de Deus e nem do amor.
    Hj, com meus quase vinte e três anos, esbarrei no amor e não deixo que ele me escape.
    Fique alerta e se segura para não se assustar quando ele chegar e Deus te mostrar que ELE EXISTE.

    ResponderExcluir
  18. Deus e o amor são pedras filosofais, em essência. Essa desconfiança em relação aos dois me parece natural - só denota capacidade crítica frente ao tema. Mas, ei, toda pessoa crítica tem como vontade impor sua própria verdade frente as coisas. O que significa que talvez cada um de nós tenha uma necessidade de possuir algo que não existe e ter alguém que esteja a nossa própria altura. Como ninguém nunca corresponderá a essa verdade, que é individual, então é mais simples condensar estas expectativas em figuras abstratas: Deus e Amor, por exemplo. Acreditar ou não nelas é o que dá sentido na vida. E, no caso do amor, no final, o que a gente procura é sempre um duplo. E, claro, desconfia de quem está ao redor, essa gente tão normal.

    Há mais de Psique em Carol do que Carol imagina :)

    ResponderExcluir
  19. Eu me identifiquei muuito, mas muuito mesmo com seu texto, as vezes a gente pensa que é a unica pessoa do mundo a pensar de certo modo, sobre certas coisas da vida, mas é legal saber q tem mais gente q pensa como a gente! :)

    ResponderExcluir
  20. Acredito no amor porque agora tô apaixonada. Dessa vez é por um texto. Incrível!

    ResponderExcluir